quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Deficiência Visual


A visão é um dos sentidos que nos ajuda a compreender o mundo à nossa volta, ao mesmo tempo que nos dá significado para os objectos, conceitos e ideias.
A comunicação por meio de imagens e elementos visuais relacionados é denominada "comunicação visual". Os humanos empregam-na desde o amanhecer dos tempos. Na realidade, ela é predadora de todas as linguagens escritas
.

· Definição

O termo deficiência visual refere-se a uma situação irreversível de diminuição da resposta visual, em virtude de causas congénitas ou hereditárias, mesmo após tratamento clínico e/ ou cirúrgico e uso de óculos convencionais.

A diminuição da resposta visual pode ser leve, moderada, severa, profunda (que compõem o grupo de visão subnormal ou baixa visão) e ausência total da resposta visual (cegueira).

Podemos distinguir 3 tipos de deficiência visual:

Cegos: têm somente a percepção da luz ou não têm nenhuma visão e têm de recorrer ao método Braille e de meios de comunicação que não estejam relacionados com o uso da visão.

Portadores de visão parcial: têm limitações da visão à distância, mas são capazes de ver objetos e materiais quando estão a poucos centímetros ou no máximo a meio metro de distância.

Portadores de visão reduzida: são indivíduos que podem ter o seu problema corrigido por cirurgias ou pela utilização de lentes.

· Causas

As principais causas da cegueira e das outras deficiências visuais podem ser:

·Doenças infecciosas;

·Acidentes;

·Ferimentos;

·Envenenamentos;

·Tumores;

·Doenças gerais e influências pré-natais e hereditariedade.



Sem comentários: